BACTÉRIAS NO AQUÁRIO

Bactérias no Aquário

BACTÉRIAS NO AQUÁRIO

BACTÉRIAS NO AQUÁRIO

Visite nossa Loja Preços incríveis Clic Aqui



Bactérias no aquário
Acredito que quase todos os iniciantes do aquarismo não pesquisam o quanto é importante as bactérias no aquário.

Quando montamos um aquário, antes de colocarmos qualquer ser vivo devemos introduzir as bactérias, que são de suma importância, isto se chama ciclagem do aquário, iniciar o ciclo do nitrogênio.

Devemos, através de mídias biológicas, dar condições para multiplicação das bactérias, para que formem colônias. Estas bactérias são vendidas em lojas de aquarismo, introduzindo-as para que se multipliquem e formem colônias, isto fará com que elas eliminem elementos nocivos aos peixes e outros seres vivos que irão povoar o aquário.

As fezes e urina dos peixes, restos de comida, fragmentos de plantas, e qualquer outra substância orgânica se transformará em Amônia, que é extremamente prejudicial aos peixes, matando-os por asfixia ou envenenamento.

As bactérias no aquário irão transformar esta Amônia em Nitrito, que ainda é prejudicial aos peixes, mas não tanto como a Amônia.

Outro grupo de bactérias irá transformar o Nitrito em Nitrato, que já não será tão prejudicial aos peixes. Por último, as plantas irão consumir o Nitrato para seu desenvolvimento. Caso o aquário não possua plantas naturais o ciclo não se completará, ocasionando um acúmulo de Nitratos, mas isto não será um problema se o aquarista fizer TPA (Troca parcial de água), o que aconselho fazer semanalmente, pelo menos 30% o volume de água do aquário. Se os Nitratos se acumularem algas surgirão no aquário e o aquarista poderá perder o controle caso não agir rapidamente.

Quando você for comprar um aquário, equipamentos, etc. para iniciar no hobby, e o dono da loja falar para você comprar bactérias, não estranhe, ele não estará “empurrando” um produto, mas sim evitando a morte precoce dos seus peixes. É preciso colocar bactérias e aguardar por volta de uns 30 dias para que elas se multipliquem, caso contrário, o número de bactérias no aquário novo será insuficiente para processar o acúmulo de matéria orgânica, gerando altos níveis de Amônia e matando os peixes em poucos dias.

Depois que você montou o aquário e colocou água, acrescentar as bactérias e, semanalmente colocar uma “pitada” de comida de peixes, para que se transforme em amônia, dando início ao ciclo. Nesta fase deixe a bomba de oxigênio ligada. Após algumas semanas compre um Kit para medir os níveis de amônia no aquário e, só introduza os peixes após zerar a Amônia.

O ciclo do nitrogênio é o processo em que as bactérias transformam a Amônia (NH3) em Nitrito (NO2), e em seguida Nitrito para Nitrato (NO3). Este processo inicial nos aquários novos é chamado de “Ciclagem do aquário”.

As bactérias no aquário novo devem formar colônias nas mídias biológicas, nas rochas, no substrato, nas tocas dos peixes, etc., só assim será possível manter os peixes sadios, sem mortes súbitas. Não será possível ter peixes no aquário sem que haja as bactérias, eles morrerão com certeza. O tempo para ciclagem do aquário costuma ser entre 30 a 40 dias, onde o ciclo se completa.

A ciclagem se completa quando o número de bactérias (população) for suficiente para processar toda matéria orgânica do aquário.

Tanto o aquário de água doce como o de água salgada (marinho) deverá passar pelo período de ciclagem.

Obviamente a limpeza de toda matéria orgânica do aquário NÃO se deve atribuir somente às bactérias, mas sim, ter bons filtros, de preferência que a água passe por eles 5 vezes mais do que o volume total de água do seu aquário. Por exemplo: Se você tem um aquário de 200 litros, um filtro Canister com bomba de 1000 litros por hora será o suficiente.

As bactérias no aquário que transformam a Amônia em Nitrito se chamam Nitrosomonas. As bactérias que transformam os Nitritos em Nitratos se chamam Nitrobacter.

Bactérias Anaeróbicas, que são as desnitrificantes não necessitam do oxigênio para sobreviverem, já as Aeróbicas (Nitrosomonas), que são as nitrificantes necessitam.

O processo em que as bactérias transformam a Amônia em Nitritos se dá o nome de Nitrificação.

As bactérias Anaeróbicas não necessitam do oxigênio ou luz para sobreviverem e multiplicarem-se, usam a fermentação ou quimiossíntese, já as bactérias Aeróbicas necessitam de ambos.

Com este breve resumo vocês viram porque ter bactérias no aquário, pois sem estas os peixes e outros habitantes do aquário não suportariam os níveis de Amônia gerados por eles mesmos e morreriam em poucos dias, e para estas mortes se dá o nome de Síndrome do Aquário Novo.

Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.